Sinusite e Rinite


Sinusite é uma inflamação dos seios da face - cavidades no entorno do nariz e olhos - causada por infecção bacteriana.

Os seios da face servem para dar ressonância a voz, aquecer o ar e diminuir o peso da cabeça. É normal que ele produza uma secreção quase imperceptível, no entanto, quando os seios paranasais ou quando o septo fica congestionado devido ao excesso de secreção ou então – situação comum durante a gripe.

Quando o ar não consegue ser expirado para fora do organismo, as bactérias inaladas ficam presas dentro dos seios da face e se multiplicam causando um processo inflamatório. Já nos casos de alergia é o contato com o agente alérgico que provoca sobrecarga das células do sistema imunológico e por consequência reação sinusite.

Algumas pessoas tem tendência a ter a inflamação. Qualquer tipo de doença respiratória como a asma podem favorecer o desenvolvimento da sinusite, pessoas que tem grandes desvios de septo ou alergias também tem maiores chances de ter quadros de inflamação. Estes são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, medicamentos e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites. A Rinite Alérgica é apenas um dos tipos. A rinite medicamentosa é muito freqüente, pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, sem saber quais os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la. A rinite vasomotora e a rinite causada por irritantes são também muito comuns em cidades grandes, devido ao grande número de poluentes e aos agentes irritantes na atmosfera. A rinite alérgica é muito comum, principalmente onde o ambiente é poluído e a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo. Seus sintomas são consequência da resposta do sistema imunológico do própio indivíduo quando o mesmo entra em contato com alguma substância provocadora (alérgeno).

Na Acupuntura, é tratado os sintomas e a origem do problema, junto com orientações quanto a alimentação, na visão da dietoterapia chinesa (diferente da dieta de nutricionistas).

O tratamento pode ser rápido ou demorado, depende do paciente e da origem do problema, do cotidiano e o mais importante para a Acupuntura, do tipo de alimento.

Em vias de regra para Acupuntura, é o leite e seus derivados, como queijo, margarina e etc e o açúcar artificial, esse é o verdadeiro vilão.