Stress


Os brasileiros ocupam o segundo lugar em relação às pessoas com alto nível de estresse, segundo a pesquisa do International Stress Management Association (Isma - Brasil). O País ficou atrás apenas do Japão.

A pesquisa foi realizada em nove países do mundo, fazendo entrevistas e considerando dados estatísticos de cada um deles.

Segundo a presidente da Isma no Brasil, a doutora em psicologia clínica e comunicação verbal Ana Maria Rossi, a pesquisa entrevistou mil pessoas em Porto Alegre e São Paulo e considerou que 70% dos brasileiros sofrem com estresse.

A maior motivação para isso está no âmbito profissional: 69% dos entrevistados afirmaram que o estresse está relacionado ao trabalho.

Um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) revelou que o estresse, em suas mais variadas formas, atinge cerca de 90% da população global. Esse quadro está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças, como câncer, depressão, diabetes e principalmente a hipertensão. No Brasil, por exemplo, 132 mil infartos são causados pelo estresse do dia a dia, conforme dados do Ministério da Saúde.

Na Acupuntura, existe uma linha de pensamento sobre o stress, baseado nos 5 Elementos. Nele é feito o diagnóstico oriental e com o relato do paciente, é realizado o tratamento.

Existem pontos, traduzidos do chinês, que chamamos de: acalmar a mente, mente poluída (excesso de pensamentos), excesso de preocupação, pontos para irritabilidade, pontos de tristeza e etc.