Dor no pescoço

A cervicalgia ou dor na cervical, geralmente, não é associada a problemas na coluna, e sim, nas musculaturas que envolvem a coluna.

Os músculos que envolvem a coluna, como: paravertebral cervical, escalenos, esternocleidomasteideo, esternocleidomastoideo, “saboneteira” e outros, são os maiores responsáveis pelas dores na coluna.

Alguns casos são relacionados a hérnia de disco.

Quando esses músculos ficam tensos, forçam a diminuição de espaço na coluna, quando encurtados, fazem a rotação e desvio lateral e comprimem o nervo, gerando a dor.

Também é comum a tensão por estresse ou problemas do cotidiano. A representação dos gregos é o Atlas, que carrega o mundo nos ombros e para os chineses, chamam de Palácio dos Ventos.

No tratamento é promovido o relaxamento destas musculaturas, aumentando os espaços dos discos intervertebrais e diminuindo a compressão do nervo.

Em resumo, precisa relaxar a musculatura para diminuir a compressão do disco e do nervo.

Para tratar, é colocado agulhas de acupuntura no local e no corpo inteiro, para atuar nos 5 Elementos da técnica, Shiatsu na lombar, ventosa com sangria para tirar a inflamação e a contratura, Hinaishi que vai relaxar a musculatura e diminuir a tensão e após todos esses procedimentos, o ajuste vertebral ou aumento da mobilidade da coluna.

Quando o estresse ou outros problemas psicológicos, são colocados pontos para esses problemas. Não substitui o tratamento psicológico, ajuda a acalmar a mente, a tristeza, o desânimo e os excessos de pensamentos.